segunda-feira, 11 de abril de 2011

"Diva II"

Apesar das diferencas culturais, as pessoas sao repetitivas; seja na dor, nos conflitos, e nas insegurancas. A indecisao,dispersao e foco sempre constante. Castracao e perda do objeto sempre invariavel. Mal- estar... indissoluvel , sempre perene nas relacoes- independente do denominador seja ele economico, social ou politico. Vamos ao diva, pagamos para nos sentirmos aliviado na esperanca de termos respostas para aquilo que nao se tem qualquer acordo. Ou mesmo no desejo oceanico de que um dia tudo ocorrera bem que de repente nos acordaremos mais satisfeitos e amigaveis, capazes de suportar as dores do mundo, como se os principios do prazer e da realidade fossem entrar definitivamente num acordo. Eu diria que se eu me levantasse agora do diva, estaria cansada, confusa e mais infeliz, principalmente se eu soubesse que meu muso, meu divo morreu. Uma dor que repudio, mas nao desejo abdica-la. ***Texto feito e pensado sobre o texto do meu amigo torto Vina.

Um comentário:

  1. Mai,

    A grande questão é que nós, ao buscarmos um divã, insistimos em acreditar que sariaremos nossas angustias. Porém, diferente de muita auto-ajuda besta-seller, de doutrinas religiosas e de medicamentos "amansa discórdia", a psicanálise não promete o paraíso. Acredito que por isso que você se levantaria infeliz e cansada do divã.

    Foi muito interessante essa sua observação acerca das variações regulares encontradas por todas as partes do mundo. No final das contas, expomos um diferencial aos olhos dos outros, mas a essência está ali: compartilhada por todos os animais humanos.

    Por isso que cada dia mais eu acredito que no frigir dos ovos, somos singulares e autonomos em nossos pensamentos, mas também situamos nossas variações subjetivas tanto nos padrões criados pela sociedade, quanto no fator inevitável e determinante da natureza humana que todos nós carregamos e compartilhamos com a mesma alegria e a mesma frustração, seja estando na Irlanda, Brasil, Iraque, Congo ou em qualquer outro lugar.

    bjs

    ResponderExcluir