segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Janela dos fundos

A vida dos vizinhos sempre e mais interessante, principalmente quando eles se expoem no quintal oposto a janela dos fundos. Cena muito bem retratada em `Rear Window` (Janela Indiscreta, 1954), filme do anglo-americano Alfred Hitchcock. O cineasta profetizou a sociedade Visual de nossos dias, nao por que o apelo a visao e produto da exarcebada modernidade, mas talvez tenha percebido que o que ha diante dos olhos seja algo a mais que mero estimulos perceptivos concerne ao sentido da visao. O visual e erotico, sentimos nos olhos o sabor do desejo, de ver a vida dos outros como instrumento de diversao.

Acredito que a atualidade pontencializou esse nosso desejo, inumeros dispositivos enchem os nossos olhos de desejos, fazem com que dispendiamos horas a fio sem nos disprendermos da tela- imagem, seja cinema ou televisao. Esses disposistivos so ampliam a nossa vontade de saber mais, seja no teor informativo ou seja no ter do entretenimento, principalmente. Personagens sao criados para serem refletidos com o nosso dia-a dia. O climax nasce daquilo que nos nao permitimos que aconteca na normatividade diaria da rotina. Como se as novelas nao bastassem, os `reality show` fazem de vidas reais-artificiais uma novela. Vidas que sao manipuladas para obter o ibope.

Somos seres visuais. O voyeurismo foi claramente explorado por Hitchcock. Jeffries via a vida dos vizinhos, em suas lentes tele-objetivas, numa tentativa de torna-la a sua mais interessante, pois esse se encontrava com uma das pernas engessada depois de ter sofrido um acidente de carro. Fazer de sua profissao um lazer se tornara um prato cheio para o personagem, pois ele comprava a nossa marcante caracteristica, ver nao se trata apenas em observar, e olhar e reparar o outro que esta em sua volta.

O que se torna mais interessante, e ver o outro na intimidade, como sugere a traducao do titulo original de `Janela Indiscreta`, Rear Window, ver o outro na `Janela dos fundos`. Em nossos quintais, relaxamos as nossas exigencias sociais, deixemos que a mascara caia, e nos vestimos de nos mesmos. A inveja, o egoismo e a vaidade aparecem claramente e para quem aprecia esse palco, os olhos se tornam um instrumento de prazer em potencial.

A vida do outro esta mais popular do que nunca. Podemos acompanhar nos Orkuts, facebooks e em inumeros sites de relacionamento.Fazemos desse ato superficial um convivio social aberto, fluido e fragmentado. Todos podem ser meus amigos e vizinhos, inclusive estranhos. Quero voce perto dos meus olhos para o meu bel- prazer, mas ao mesmo tempo longe pois, de algum modo, pode ser uma ameaca. Esse excesso de facilidade tecno-virtual nao nos da nenhuma seguridade de quem e esse amigo- estranho. Relacoes esquizoides sao implatadas nessa nossa sociedade. Experiencias excentricas aos nossos olhos tambem. Hitchcock foi incisivo quanto aos seus vizinhos da modernidade.



* Argumento em detalhes sobre o Voyeurismo, olhar e cinema na Revista Cientifica Anagrama: ‎`CINEMA e VOYEURISMO EM HITCHCOCK: Do Olhar à Apropriação do Desejo `, Maira Lima de Gois.
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/index
Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação
www.revistas.univerciencia.org

2 comentários:

  1. Was that you looking at me in my back garden from your window? Pervertida. Your article raises interesting views on society in general. Sometimes we all view life through a rear window to compare and justify our existance. The man in the wheelchair symbolises his inability (handicap) to participate and co-exist in everyday life, which is truly representative of a wide majority of people who feel that way either through depression or social awkwardness. But his character shows human qualities that we all express through different ways like jealousy, envy and somewhat naivety.

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  2. Hello Liam!

    I totally agree with you, especially this phrase: `Sometimes we all view life through a rear window to compare and justify our existance`. Seeing the others in privately is a way that we can reflect on ourselves, including those feelings that you mentioned.If our lives are not attractive, We find the real spice in the daily life of our neighbors. Hitchcock predicted voyeurism in the modernity and that the human being has a tendency to make your life a spectacle.

    beijos, xero e tchau tchau.

    P.S: I think that I was seeing you through my window which usually is more indiscret.

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