terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A SURDA SEGURIDADE SOCIAL IRLANDESA

A Irlanda esta em crise. Crise tambem de bom senso. O governo parece esta interessado em manter uma massa de desempregado para justificar a sua ineficiencia de desenvolvimento. O produto, de modo geral, e exportado. Capitais de diversos paises europeus, como Inglaterra e Alemanha, sao injetados para salvar a ilha contra o desespero economico.
Sinceramente, a Irlanda e um atraso cultural, economico e politico. Nao ha estrategias razoaveis para tira-la dessa situacao. Aos inves de mendigar recursos para manter uma infra-estutura salutavel, o governo deveria utilizar sua mesa redonda para repensar em seus projetos politicos. Acredito que a maior falha e manter essa politica de desemprego. Tentarei explicar brevemente, um cidadao irlandes, europeu ou nao europeu (desde que tenha estampa 4, status de um semi-cidadao) ao perder o emprego, entra no sistema de fundo desemprego eterno. O governo paga em torno de 200 euros por semana para que esses mantenham no circulo de consumo.
Digamos que isso seja um verdadeiro Estado- Social descabido. Nao acredito que esse procedimento seja louvavel para uma sociedade neo neo capitalista ultra selvagem. Isso nao esta subtendido nenhuma apologia a liberacao solta da economica do eterno ` salve-se quem puder`. Questiono o valor da crise, pois o caos pode favorecer um amadurecimento de estrategias. Mas pelo que vemos, a Irlanda segue um padrao cultural, assim como no Brasil (numa via contraria), de pais de grandes antipodas que atraves de seus sustentaculos mantem seus cidadaos e nao cidadaos.
O lado positivo e que essa lei contem a violencia urbana, claro que aqui existe, ate mesmo no pais lider de seguranca social, pois sempre ha um torto que detesta o sistema. Se recebo quase 200 euros por semana, posso assegurar uma vida tranquila, de aluguel, comida e uns trocados para gastar em roupas a preco de banana na Pennys. Para se ter uma ideia, a qualidade de consumo, depois da Uniao Europeia, e alta, todos tem acesso a relativamente quase tudo, afirmo isso porque o imposto nao anda as alturas como no Brasil.

Enfim, a Irlanda deveria seguir, ou pelo menos , pegar emprestado alguns preceitos de alguns presidentes brasileiros, um deles seria JK e Getulio Vargas (vemos o quanto a Irlanda esta atrasada, tao quanto o Brasil na decada de 50- ao menos de visao futurista, nao faltou para alguns visionarios elitistas brasileiros). Por que nao fazer um pais em 5 anos, pensando daqui aos 50? Por que nao criar e dilatar seu complexo industrial? Aos inves de pagar uma massa de desempregados interminavelmente, inclusive jovens entre 20 e 30 anos que preferem manter o beneficio social, por que nao criar bolsas de estudos ou ate mesmo incentiva a pesquisa e a cultura- que no momento e oprimida pela cultura britanica? Esse sistema de `seguro- desemprego` poderia ser mantido por um tempo determinado, assim como na Espanha- 2 anos, para que esse dinheiro tenha um bom uso social. Caso o contrario, a Irlanda continuara ao relento assim como o Liffey River que apesar de parecer um esgoto ao ceu aberto , e considerado um charme entre as principais avenidas de Dublin. Acredito que a ousadia politca esta valendo mais que a surda seguridade social europeia.




* Caros amigos tortos, peco-lhes desculpas pelo horario da minha postagem, pois so consegui acesso ao blog neste momento, depois de muitas tentativas. Novamente, gostaria que os leitores e os autores me perdoassem pela falta de acentuacao. Infelizmente ainda me encontro impossibilitada de configurar o meu teclado em portugues.

9 comentários:

  1. SÓ UMA PERGUNTA: VC MORA NA IRLANDA????

    ResponderExcluir
  2. ola, moro sim. especificamente em Naas, quase 30 min de Dublin.

    ResponderExcluir
  3. Pois é minha amiga, agora, de tão tão distante né?! Socialismo puro. Onde já se viu receber sem quaisquer contraprestação. Não sou totalmente contra em ajudar aqueles que se encontram a margem da sociedade. Até porque diversos são os fatores que podem levá-lo aquela situação. Entretanto, seguindo os preceito do capitalismo se um empregador efetua um pagamento ao empregado, de quebra ele recebe sua energia a disposição. A Irlanda poderia ao menos criar entidades estatais visando o futuro, como o Brasil fez, criando grandes empresas, gerando empregos, investindo na estrutura, tais como a Petrobras (mesmo que não tenha sido o suficiente, afinal o país padece de infra-estrutura) . Se não há investimento estrangeiro, se não há criação de empregos e oportunidades, mas há o suficiente para manter "desocupados". Dê ao menos algo que valorize o que recebe, dê trabalho! E com o trabalho, crie oportunidades para as próximas gerações, já que a atual carece do status de 1º mundo! Eu acho isso...

    ResponderExcluir
  4. Mai, vc especifica o local onde mora como se fosse fazer diferença ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Ola Felipe,

    Nao acredito que haja necessidade de valorizar o que se recebe atraves do trablho. Para mim, o trabalho nao dignifica ninguem, as vezes, em alguns situacoes, so evita o descontrole urbano, como a violencia. Tambem nao acredito que alguem que receba quase 200 euros para nao ¬`fazer nada` seja um desocupado. Alguns, mesmo que rarissimos podem usufruir dessa ajudar do governo para excutar trabalhos alternativos ou ate se desalienar da sistematizacao brusca e emburrecida do trabalho. O trabalho nao gera progresso, pois o progresso nasce a partir de certas estruturas concatenadas.
    Vejo que tambem Brasil nao e exemplo, apesar de ter um forte complxo industrial, como vc bem pontou, carece de infra- estrutura social. Nao ha um reaproveitamento da sua fonte de capital.
    Para finalizar, primeiro mundo e terceiro mundo e uma definicao essencialista e absoluta que so serve para preencher as linhas dos livro ddidaticos de geografia o qual nao acrescentao nenhum senso critico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. What Ireland is in Crisis? I didn'nt know, I really have to start paying attention to the news. Well done Maira, you have truly captured the depressing vision of Ireland.If this is your experience after one year, could you imagine another 2 years. Wait until you become an Irish citizen and you can enjoy the nice life of being unemployed (200 euros a week :-) ).This article is very pro Brazil. P.S: Did anybody hear about any jobs available?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá Liam. Acho que o que Maira quis dizer é que as políticas públicas da Irlanda, por necessidade de preservar a imagem do país, tende a se utilizar de estratégias que terminam levando o cidadão a uma condição de inutilidade ao invés de criar projetos que venham a trazer caminhos para um lugar no mercado de trabalho. Mai, me explique melhor caso eu não tenha entendido bem ou não tenha traduzido corretamente a opinião de sua coleguinha.

      bjs

      Excluir
  7. Ola Vina!


    E isso mesmo, voce nao teve nenhuma dificuldade para entender. O unico erro de traducao foi `sua coleguinha`. Na verdade ele e meu coleguinha.

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Hi Liam,

    If I receive 200 euros per week, definitely, I will be happy. I will have chance to do many things, for example, I will have a chance to spend all my money at Paddy Powers and maybe become rich. At an individual level, that money is always welcome, but as a collective, I consider it a disaster. It is a good way to reiterate Ireland's bad predicament. I do not know if there are any jobs available. Take care.

    Welcome to Torto!

    Beijos, xeros e tchau tchau.

    ResponderExcluir