segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A morte do pai

Se Deus esta morto,
o Diabo seria a nossa salvacao.

A queda do pai partiu em pedacos
toda a constituicao elementar super egoica.

O nosso eu perdeu a referencia,
os deuses de ontem perderam o trono.

Se Deus esta morto,
pobre sera o diabo que prestar
as contas com a nossa salvacao.

Em nome do pai,
sem filho.

Em nome do filho,
sem espirito.

6 comentários:

  1. se matamos Deus e especialmente o Deus cristão javé aquele que é... é porque quem sabe passou pelo nosso pela nossa constituição super egoica que quem é alguma coisa no turbilhão caótico do dia a dia somos eu tu o outro... não necessitamos mais de tabuas absolutas somente reconhecer algum sentido que signifique o momento presente e quiça tal significação possa projetar pressupostos para um futuro mais humano... se deus em sua absoluta bondade vingativa não faz mais sentido quem dirá o diabo que inveja esse posto supremo pra ele... o diabo morreu com Deus, o diabo é Deus, bom teologia não é meu forte, mas sei que a razão que quiz sustituir Deus ou diabo dei lá não deu muito certo auchivitz, o irracionalismo por seu turno é amante da barberie. entretanto, se hipoteticamente javé fosse verdadeiro e me chamasse pra tomar uma cerveja durante um orgia baquica, obvio eu ajoelhado e olhando pra baixo pois sua luz me irritaria profundamente, então na real só ele estaria bebendo, deus safado e alcolátra... bom, mas voltando a hipótese que o presunçoso javé me questiona-se, e aí seu mortal piolhento o que você acha qué é realmente, eu diria a educação, a arte mas ambos sem amor só ousadia desinteresse quase total, pois quem não ambiciona uma linda fêmea...
    matar Deus não é pra qualquer um, disso também sei, pois, todo aquele que isso fizer corre o risco de abraçar um cavalo com todo fervor... tomem cuidado, mas não deixem de tentar
    rafael

    ResponderExcluir
  2. Mai,

    Talvez a limitação do que chamaram no ocidente de racionalização é que, com sua necessidade em separar joio do trigo, além do maniqueismo ocidental cristão, tenham causado uma certa confusão em nossa mente.

    Pergunto: por que é para o diabo que talvez possamos transferir o papel da salvação? Por que só Deus tinha esse poder? Será que não é por que Deus está associado ao bem e o diabo está associado ao mal? Mas quantas vezes em nossa vida o mal nos salva? Quantas vezes o agir na mentira nos faz sair ilesos? Quantas vezes ao utilizarmos daquilo a que chamamos de ética, nos leva a um final fudidinho da silva?

    Portanto, quem disse que existiu alguma vez a diferença entre deus e o diabo? Quem disse que o bem e o mal sempre foram opostos? A base para todo o movimento da realidade é a energia e essa energia só faz gerar movimento se houver os opostos se chocando e ao mesmo tempo se negociando entre eles. Por isso que para mim essa energia é uma força que chamam de deus mas que se encontra envolvida com várias outras formas de energias.

    Para mim, apesar de concordar com você, sempre houveram crises e faltas de referencias na cultura humana, entretanto, acredito que a frequencia do vazio se revelando em nosso peito fosse muito menos frequente no cotidiano dos nossos manos antepassados. Porém, angustias e lógicas confusas sempre fizeram parte da natureza do humano.Como disse Lobão: " pra mim, o mundo é só mais um quarto escuro e a devastação da vida, uma declaração de amor.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. matar deus nao e para qualquer um. Mas a morte de deus ja fora enunciada por nieztche. Deus estaria morto ao perceber a transvaloracao de valores, em que a rota da humanidade estaria para alem do bem e o mal. se o bem perde o seu norte, as diretrizes do mal nao acusam nenhum apontamento. Quem lhe tronaria? quem faria o papel do nosso Super - eu?
    estou com vc, rafael, qndo diz que o diabo invejaria o trono de deus, e se ele assim fosse, os anjos nao tocarao a doce sintonia da harpa.
    o Auchivitz nao deu certo, mas a barbarie permanence e se renova em um eterno retorno. Isso nos faz lembrar que a essencia existencial humana transcorre sobre outros rumos, na impureza volatilizada dos demonios.
    Sem deus, onde estarao todos nos?

    grande beijo

    ResponderExcluir
  4. separamos a todo instante o bem do mal. E assim balizamos os ponteiros sobre as nossas atitudes cristas. Devido a eternas crises existencias humana, atualmente mais frenetica, onde estara deus? perante as leis, a justica, a guerra e a desordem do mundo em geral? cade o certo em linhas tortas? Vivemos em eterna provacao, tanta provacao que podemos codifica-los como quente e vermelho. A vida mundana ferve. o diabo corre solto e nao temos noticias de deus. E sim, vina, o mundo e um quarto escuro iluminado atraves das frestras da janela por uma lanterna gasta e velha.

    um beijao

    ResponderExcluir
  5. Maíra, Acho que Deus não morreu. Se ele tivesse morrido, não existiria um ser tão lindo como você e inteligente, contudo, nas letras, deixemos ele sepultado. Não conte para ninguém não, hein!

    ResponderExcluir