terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sobre o anarquismo

Antes, eu gostaria de dizer que apesar de não gostar de me limitar às classificações, dentre as correntes questionadoras do capitalismo, o anarquismo é a que mais me provoca identificação. No entanto, falar de anarquismo pede uma gama enorme de questões. Por isso que optei em fazer um recorte e resolvi trazer uma discussão acerca da relação do anarquismo com a ordem e à hierarquia, assim como uma critica referente à intenção de tornar o anarquismo uma prática militante.

Pelo fato do anarquismo ir de encontro a qualquer tipo de autoridade, temos a mania de associá-lo como algo que não aceita a existência de regras, nem de hierarquias. Tenho que admitir que muitas intenções de seguidores acéfalos vinculados a uma militância, facilitou com que a gente passasse a associar a essa proposta como anti-ordem, uma vez que se disseram anarquistas por se oporem ao Estado sem perceber que não passavam de rebeldes sem causa e estimuladores da baderna.

Porém, não é por que o anarquismo preza a liberdade individual, que ele nega a ordem das coisas. As comunas independentes dentro de federações livres, como pensado por muitas correntes anarquistas, já são formas de ordem. Os contratos livres propostos pelo anarquismo mutualista de Proudhon, já é uma forma de se estabelecer a organização das coisas. O que o anarquismo critica é a ordem imposta por uma autoridade sem o consentimento dos demais indivíduos.

É por isso que para mim o anarquismo não nega a hierarquia, mas sim, a sujeição construída sob a base da tirania. Na música “Nova Aeon”, por exemplo, Raul Seixas, ao falar acerca da sociedade alternativa, diz o seguinte: “é ser carregado ou carregar gente nas costas/ direito de ter riso e prazer” Nota-se com isso que o anarquismo não nega o fato de um indivíduo ser gerenciado pelo outro. Em uma leitura rápida, podemos interpretar isso como uma relação de poder, mas não é.

Eu entendo isso da seguinte forma: existem indivíduos que possuem uma predisposição em assumir posições de liderança e outros em receber comandos. Obviamente que dentro de uma economia desigual capitalista, a tendência é que isso venha a gerar uma concentração maior de capital, e, portanto, de propriedade privada, no entanto, no anarquismo, o indivíduo que optou em receber comando, optou por CONTA PROPRIA sem necessariamente se encontrar explorado por isso.

Entendo que para o anarquismo, o problema de existir quem comanda e quem cumpre a ordem não é o problema. O problema é o fato de haver uma imposição na qual o outro não tem direito a voz. Não há como negarmos que existem indivíduos que possuem um potencial em cumprir ordem, assim como existem indivíduos que tendem a ter uma capacidade incrível de liderar. Para mim o que o anarquismo propõe é a liberdade de cada um viver da forma mais prazerosa possível.

É isso que o anarquismo para mim tenta propor, ou seja, um espaço no qual o indivíduo que se identifica com a produção intelectual, por exemplo, viva da produção intelectual da forma igual a do indivíduo que não possui interesse pela leitura e que prefere varrer a rua. O varredor teria um indivíduo administrando as suas funções, mas não necessariamente esse indivíduo teria o direito de intervir na liberdade desse varredor, nem tampouco de exercer uma imposição a esse varredor.

A discrepante desigualdade de valor dada pelo sistema capitalista acerca de cada função social é que é o problema. Muitos profissionais fazem o que gostam, mas são infelizes pelo fato do capitalismo tornar sua escolha profissional menos favorecida que outras; assim como muitos têm uma profissão valorizada, mas que também não são felizes, pois na verdade, gostariam de estar executando outras funções e só não exercem porque o capitalismo negligencia a função preferida deles.

Apesar da admiração que tenho pelo anarquismo, acredito que o seu grande problema foi tentar assumir uma posição militante. Ora, se eu digo que a liberdade individual é um dos grandes objetivos do anarquismo, como eu vou propor um modelo de sociedade anarquista? Propor um modelo já significa criar uma fôrma e retirar as opiniões singulares de cada um! Eu acredito que modelo, fôrma, imposição, são palavras inadequadas no que diz respeito às teorias anarquistas.

O anarquismo é um Ideal, e, portanto, jamais pode ser concretizado, uma vez que ele é fruto da opinião subjetiva de cada um. É por isso que eu acho que não existe O anarquista, e sim, anarquistaS. Não estou querendo dizer que os olhares plurais impossibilitem a alteração das estruturas do capitalismo. Só acho que cada um tem a liberdade de entender o anarquismo de acordo com sua individualidade e acredito que é o respeito a essa singularidade que marca uma das características primordiais do anarquismo.

Obviamente que o anarquismo ao propor a liberdade e a individualidade sem perder o senso de coletividade já desestabiliza o modelo capitalista. Só vou ter consciência da minha responsabilidade social quando eu reconhecer a minha pessoa e o outro enquanto extensão de mim nesse social. Enxergando-me enquanto individualidade, exercitarei a minha liberdade e reconhecerei a importância do outro. O meu senso de coletividade ocorrerá no instante em que eu tomar consciência do MEU lugar na coletividade.

Não quer dizer com isso que o indivíduo esteja desvinculado do social. Somos seres sociais por sermos educados a partir dos valores da sociedade. Entretanto, de nada valerá uma “coletividade” tentar conscientizar um indivíduo se esse indivíduo não se reconhecer enquanto parte do coletivo. Aceitar a idéia apenas de um social educando o individual, é aceitar que um grupo particular camuflado de coletivo venha impor seus valores de mundo negando a liberdade do indivíduo.

Para concluir, quero dizer o seguinte: o anarquismo busca alterar as formas de dominação do capitalismo. É a dominação desigual que se encontra na critica que o anarquismo faz ao capitalismo, o que não significa dizer que ele não conceba formas de hierarquias capazes de gerar ordem; assim como não acredito que seria válido atingirmos um modelo de sociedade anarquista, pois se o anarquismo respeita a individualidade, a única coisa que ele não quer é buscar modelos e fins para seus ideais.

14 comentários:

  1. Mas o estado burguês arquitetado pelos iluministas como forma de suplantar as estruturas econômico-políticas de então(Ancien Régime) foi um ideal que, com o despertar da Revolução Francesa, se concretizou. Ou eu estou errado? Seria melhor dizer: um ideal não se concretiza quando os fluxos da história não oferecem ainda condições para que ele se realize.

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  2. João

    Muito boa a sua observação. Depois dela, sinto que deixei algo confuso em meu texto. Veja, concordo com vc. Acho que não existem condições concretas para que o anarquismo se concretize. No entanto, o que eu quis dizer no texto, o que eu admito não ter ficado de forma clara, é que o anarquismo não deve ser projetado em UM modelo, afinal, existem varias formas de anarquismos. Mesmo que um dia o anarquismo seja posto em prática, assim como foi o capitalismo, não haverá um modelo UNICO de anarquismo. Na verdade, o que encontraremos são várias formas de organização anarquistas pois se o anarquismo implica na liberdade individual de cada um, a todo instante iriam haver novas organizações anarquistas, pois os individuos por estarem livres, optariam em criar novas comunidades de acordo com os seus interesses. Portanto, jamais haveria uma forma de anarquismo. É claro que não existe uma forma de capitalismo também, mas eu sinto que mesmo os adeptos do anarquismo tendem a resumir uma sociedade anarquista de forma resumida como se TODAS as sociedades fossem seguir uma forma, o que não vai jamais acontecer. Obrigado pela observação.

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  3. O anarquismo para mim só será possível se acontecer uma enorme tragédia na humanidade .
    O anarquismo caro vina e a luta contra prisão do ser humano que e o mercado capitalista ( lembro daqueles idiotas do psol vestidos de hippies e cantando musicas que soa pura mercadoria afim de favorecer um empresário da mtv ) parlamento , policia e exército. resumindo estado e religião .Marx na verdade e um filosofo teórico anarquista . ISTO PRECISA SER BASTANTE ESCLARECIDO NA ESQUERDA NOS 20 ULTIMOS ANOS DA VIDA DE MARX A ESQUERDA COMEÇOU A SER REMODULADA EM MEADOS DE 1890 , O MODELO DE LENIN E BASTANTE SIMPLISTA E COLOCA UM IDEAL DE NAÇAO E SUA ACEITAÇAO POR PARTE DA ALEMANHA DE PEGAR SEU TREN DA SUIÇA PARA IMPLANTAR A REVOLUÇAO EM UM PAIS POBRE E SEMI FEUDAL , SERVINDO AO INTERESSE ALEMÃO DA SAIDA DA RUSSIA , PERMITINDO A ALEMANHA LUTAR EM 1 FRONT SO .
    OBS : ALEMANHA QUASE GANHA A 1 GUERRA SO PERDEU PQ FALHOU EM UMA OFENSIVA QUE FOI MAL EM TERMOS DE ESTRATEGIA E LOGISTICA E TBM PELA ENTRADA DOS AMERICANOS .
    veja bem no anarquismo n existe de maneira nenhuma bagunça , o que existe e uma educação em massa ,sem mercado , sem estado e sem religião , claramente numa sociedade em que o objetivo e formar intelectuais todos seus habitantes nesta sociedade a maioria será intelectual , ocorre o inverso do estado que somente pouco indivíduos tem acesso ao conhecimento , o objetivo do anarquismo e permitir o acesso a todos , e educar a pessoa que n existe nada que controla sua vida vc e soberano de vc msm , a pessoa n pode interferir na vida da outra .
    Ate mesmo no estado existe a afetividade , a pessoa se preocupar com próximo de forma orgânica , a diferença ocorre quando existe a competições da família por causa da hierarquia , retire a hierarquia e a religião , coloque no lugar uma sociedade que priza com valores humanístico sem competição .
    A sociedade atualmente n esta preparada para o anarquismo pq n tem como educar pessoas que foram educadas a serem competidoras , portanto só uma grande tragédia para reverte esse quadro caso algum grupo implante a política anarquista no meio do caos ( requer leitura seria isso e n doutrinação ) .
    dps respondo mais só pra terminar esse post , eu assumo que estou parado e presso a estrutura do estado a família .
    pelo menos tenho culhões pra assumir
    ah sim culturalmente falando n adianta nada falar que libertário seguindo conceitos do mercado que nem uma besta chega , portanto ditos libertários vão ler antes de serem violentos , os culturais vão mudando acordo com política e economia implantado . pq vcs que no conceito neoliberal a pessoas em especial jovens mangam de estatuas como por exemplo dos soldados soviéticos .
    alan

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  4. corrigindo : a cultura muda de acordo com política e economia implantado . pq vcs axam que no conceito neoliberal a pessoas em especial jovens mangam de estatuas como por exemplo dos soldados soviéticos .
    ah sim culturalmente falando n adianta nada falar que libertário seguindo conceitos do mercado que nem uma besta cega
    alan

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  5. Alan,

    De que mercado vc tá falando? Pois eu não acredito que dentro de qualquer sociedade, haja a possibilidade de não haver mercado. Toda sociedade, até mesmo as menores, para fazer com que sua estrutura funcione, necessita organizar a forma como são prestados seus serviços e bens ao coletivo. Ou seja, não há sociedade sem meios de produção, sem troca de objetos, sem divisão do trabalho.

    Acredito que podemos pensar em estratégias que dialogam muito bem com alguns pontos trazidos em geral pelo anarquismo, com os meios de mercado. Vejamos: posso ser livre e por isso mesmo posso adquirir um produto. Usei uma condição do anarquismo com o mercado capitalista. O grande problema do mercado capitalista é quando ele se volta à concentração de capital, excluindo uma maioria dos beneficios mais básicos a sua sobrevivência. Isso sim deve ser requestionado o tempo inteiro. O fato de falarmos em anarquismo convivendo com o mercado não é o problema. O que temos que fazer é analisar a relação do capitalismo e o mercado detectando que a tal liberdade e a livre concorrência prioriza apenas uma pequena elite em seu conforto, prestigio e arrogância.

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  6. Alan

    É claro que essa relação da liberdade com o mercado é uma liberdade pronunciada pela própri burguesia em sua fase "revolucionária" antes da comuna de paris principalmente. No entanto, eu usei o termo liberdade no sentido do anarquismo mesmo como forma de mostrar o quanto algumas propostas do anarquismo podem se combinar com o capitalismo sem que com isso o individuo deixe de pensar a sociedade de forma anarquizante.

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  7. Eu delego à contingência da vida os rumos que a política e a história irão tomar. Quando necessidades reais transpassarem a teia de um momento estagnado, desvendando a todos que o que se fadou ao fracasso não pode mais contribuir em nenhum aspecto para o pleno desenvolvimento de suas vidas, a sede pela concretização de ideais se fará presente, obrigando-nos a assumir uma postura mais séria perante os fatos. O breve século 20, com as suas duas guerras e os seus momentos de depressão, em suma declives da leviana política liberal dos EUA e nos quais o bafio caloroso dos mortos inclinou os espíritos a medidas de austeridade, provou-nos algumas coisas, até registradas no existencialismo engajado de Sartre: a revolta de uns confirma que a liberdade de outros só é possível mediante a igualdade de todos; a emergência da esquerda no século 20 não comprova que anarquistas e socialistas acreditavam teleologias, mas na reinvenção de uma sociedade carcomida por uma moral ascética e opressora, o que é bem diferente do que a modernidade divagou como ideal. A esquerda, falo isso enquanto leitor atento de Marx, não acredita em ideal, e o socialismo científico é, a rigor, muito distinto do utópico, pois o que move o primeiro é a causalidade, enquanto o segundo, como se sabe, são quase teodiceias alimentadas por fantasias fomentadas a priori.

    Obs: Eu escrevi esse comentário pensando mais na ideia do que Vina chamou de ideal do que propriamente pensando nos apontamentos que ele fez sobre o anarquismo.

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  8. João

    Sim, acredito que as necessidades quando se tornam emergenciais, tendem a provocar uma inevitável explosão na ordem da sociedade. No entanto, acredito que em uma crise capitalista ferrenha, o anarquismo talvez seja a corrente mais propicia para assumir o comando da coisa, até por que o individualismo excessivo da sociedade junto com a ideia de EU do contexto atual, ja possibilitou a necessidade do individuo buscar seus direitos e sua liberdade diante desse tempo obsecado por essa hipocrisia chamada cidadania. Realmente eu nao vejo mais condições do socialismo (pelo menos o de Marx), com seu ideário de estatização, conseguir convencer indivíduos marcados e alimentados por longos anos de cotidiano do EU e vitima de todo um sucateamento do estado diante da politica opressora e desumana do neoliberalismo.

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  9. Enfim, quero tentar esclarecer esse meu ultimo post: eu acredito que em uma sociedade marcada pelo excesso de informação, pelos direitos da cidadania e pela inevitável reviravolta que o indivíduo teve que fazer em seu dia a dia devido a fragilidade do estado diante do contexto neoliberal, a liberdade do anarquismo se encontra muito mais encaixável para um contexto posterior do que a centralização estatal do socialismo preconizado por Marx, afinal, essa centralização preza por uma coletividade preponderante a qual não se adapta a uma realidade tão marcada pela individualidade marcada por anos de educação com a sociedade de consumo. Enfim, eu sei que eu disse a mesma coisa, mas acho que deixei agora as coisas de forma mais clara, pelo menos assim eu penso hehehe

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  10. veja bem o capitalismo pelo que sei eo controle da mao de obra que é a maioria pelos burgueses (minoria ) , havendo trocas de mercadoria sem hierarquia realmente axo possivel no anrquismo .
    mas primeiramente devemos compreender queo anarquismo n e só um e sim varias formas de políticas anrquistas podem ser aplicadas .
    Por isso digo o anrquismo nunca pode e nunca sera uma doutrina ao contrario de leni e dos que transformaram karl max em uma doutrina .

    veja bem e possível tbm um anrquismo sem mercadoria com os produtos distribuídos por todos de uma forma igualitária , como locais para reuni os de debate livres e lugares para determinadas pesquisas claro sem nada regra ou horas para , e so dar a capacidade ao ser de racionar livremente sem competição nenhuma que el ira se autogestionar . sim mas para isso e necessário um nível de educação em massa e consciência que digo que praticamente impossível , mas msm dificilmente o anarquismo e algo possível . como digo e necessário uma grande tragédia na humanidade para o anarquismo acontecer para .
    uma sociedade anarquista sem mercadoria e uma via deste , basta os produtos em especial alimentícios serem distribuídos de forma igualitária mas isto requer um intelecto e consciência das massas muito grande . digamos que o anarquismo msm que seja uma certeza de acontecer mas se ocorrer , ele um nível superior político social econômico do ser humano .
    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/anarquistas-assumem-cartabomba-na-italia-dizem-fontes/n1597404287911.html
    POR ISSO DIGO O ANARQUISMO E A UNICA E VERDADEIRA ESQUERDA , E MUITO FODA ANRQUISMO
    alan

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  11. Alan

    Eu falei da possibilidade de unir mercadoria com anarquismo, pelo fato de eu insistir na possibilidade de trnsformação sem negar os residuos deixados pelas estruturas anteriores. Ora, fomos educados em um contexto da mercadoria, porém, como você disse, essa mercadoria poderia conviver em um contexto anarquista sem a ideia de propriedade privada ou de acumulação de capital ditada pelo capitalismo. Na verdade, seria interessante a permanência das trocas de mercadorias, visto que a mercadoria reflete uma possibilidade de escolha ao indivíduo de acordo com seu gosto e isso é respeito à individualidade e a liberdade preconizada pelo anarquismo. Por isso que acho que poderiamos fazer dialogar o direito ao EU em um espaço no qual os modos de produção não se limitassem ao jogo de interesses lucrativos e desiguais entre os indivíduos.

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  12. concordo . o funcionamento da mercadoria , sem hierarquia do estado e sem o capitalismo e uma das formas de anarquismo que vejo que possa ate surgir ( isso lembra ate aquela conversa que tivemos no msn , mas tem o oriente como obstáculo)
    mas para isso ocorrer e necessário um nível de consciência e educação de massas muito grande .
    mas impossível não é , o ser humano e fruto da política que vive é so existir a capacidade astromica de conseguir se livrar do estado e das religiões .
    quem sabe um dia dps de grandes tragédias continuarem ?
    alan

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  13. http://lahoradedespertar.wordpress.com/2011/12/08/china-se-une-a-rusia-ordena-al-ejercito-prepararse-para-la-tercera-guerra-mundial/
    ja ta na boca do povo
    alan

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