quinta-feira, 10 de junho de 2010

O bom ateu

-Pois bem, a condução vai nos atrasar.
-Sei. Mas com fé em Deus chegaremos lá.
-Que bom que você tem fé.
-Fé? Não é isso, é apenas desejo.
-O desejo é um tipo de fé.
-Sei.

-Não me importo com essas coisas.
-Você é ateu?
-Deve ser essa a palavra: Ateu.
-Pois bem, viva como queiras. Mas, eu creio muito em Deus e na Virgem!
-Eu respeito seu ponto de vista.

Ambos conversavam no ponto de ônibus defronte ao Tribunal de Contas. Veio um ônibus velho e parou, dele desceu um rapaz com ar de bandido, no entanto, até que se prove o contrário todos são inocentes.

-Não é aquele o seu carro?
-Não.
-Puxa! O meu está atrasado.
-Veja! Não é o Várzea Grande?
-Graças a Deus!
-Mas você não é ateu?
-Foi apenas um hábito lingüístico.
-Sei...

O bom ateu é aquele que se entrega no seu momento mais crítico.

6 comentários:

  1. ... -O desejo é um tipo de fé.



    O desejo é um tipo de fé?

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  2. Gostei do seu texto, Roosevelt.

    A sua frase é eminentemente torta, pois o bom ateu é aquele que se entrega no momento mais critico.

    me fez lembrar de alguns discursos que não se realizam na prática, ou seja, que não faz a tão difícil trajetória entre coerência de idéias e ações. Por outro lado, existe uma cobrança para a cristalização dos comportamentos, como se mudar fosse algo não permitido ou pouco aceitável.
    Em religião essa cobrança é mais veemente, talvez pelos dogmas e a carta de fidelidade que o fiel é cobrado a ter, principalmente pelos segmentos protestantes.
    O estabelecido é o mais cômodo para todos, mesmo que as brechas estejam evidentes.

    Parabéns pelos texto.

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  3. O texto foi escrito intencionalmente para mostrar que vivemos num mundo povoado de deuses e demônios. Por mais que tentemos caímos em contração na nossa lingüística cotidiana. De certa forma o ateu xiita acredita em alguma coisa. Logo, o termo bom ateu nos remete ao bom crente. A diferença é que o crente é uma afirmação da afirmação na existência de um deus, de preferência institucionalizado como o colega coloca. O ateu tem a ilusão que sua negação é uma negação plena, mas, olhando melhor também é uma afirmação com base na fé de suas crenças materialistas.

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  4. Creio que todo ateu no momento mais crítico de sua sua vida, na hora do vamos ver, do perigo que está por vir, institivamente apela para a existência de um Deus do qual ele diz não crer, porém ele não pode negar que ele é feito da mesma essência do torto mais torto que já existiu: Deus.É algo inerente ao homem: fé. Gostei!!!

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  5. Pois é meu querido torto Roosevelt,

    é por isso que sempre chamo a atenção para termos cuidado com nossas classificações. Não somos uma coisa OU outra, somos o trânsito, vivemos entre nossas certezas aparentemente confrontadoras das convenções, mas somos a aceitação da nossa negação por termos incorporado em nós, muitos imaginários coletivos, assim como Deus, por exemplo.

    Não estou querendo dizer que não possa haver ateu, estou querendo dizer que tanto o ateu, quanto o não-ateu, devem tomar cuidado com posições tão definidas, pois para mim, questiona deus quem acredita nele, como também procura deus, nem que seja automaticamente, quem não acredita nele.

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